quarta-feira, 14 de julho de 2010

Terapia Marma


A Terapia Marma é um tratamento ayurvédico milenar que trabalha pontos do corpo físico chamados “marmas” que estão localizados em diversas partes do corpo. Os pontos marmas fazem a ligação do corpo físico aos corpos mais sutis e variam de tamanho, indo de pequenos pontos até grandes regiões. A correta estimulação destes pontos ajuda eliminar toxinas, traz equilíbrio eletro-químico corporal e remove bloqueios energéticos do PRANA (Qi ou Energia Vital).

Existem 107 pontos marmas em nosso corpo.

O que são Marmas?
Marmas são pontos vitais, centros energéticos, pontos de encontro entre corpo e mente,e fisicamente é o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações.

Quando existe algum tipo de trauma em algum desses marmas, surgirão bloqueios energéticos no corpo físico, que poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias.

Para harmonizar estes pontos o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Os movimentos em cada ponto, que será definido através de um diagnóstico Ayurveda, deverão ser realizados com perícia, por um terapeuta especialista neste tipo de terapia. Os Marmas quando trabalhados indevidamente podem proporcionar mal estar ou até mesmo promover um total desequilíbrio no corpo físico.

Dores musculares e articulares, muitas vezes estão ligadas ao bloqueio de algum Marma que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e armazenado ali, uma estagnação de energia que impede que a mesma flua nutrindo estes tecidos.

Desarmonias como obesidade, fadiga, constipação intestinal tem uma excelente resposta com a manipulação dos pontos marmas.

Através da manipulação destes pontos podemos estimular processos corporais inconscientes, respostas mentais/sensoriais ou reações emocionais. Tratá-los pode expulsar emoções negativas, remover bloqueios mentais, incluindo aqueles de natureza subconsciente (como vícios), podemos também ativar e desativar memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia, baixa da auto-estima e stress em modo geral. Isso significa que existe um importante aspecto psicológico em seu tratamento.

A terapia de massagens ayurvédicas também envolve as regiões ou pontos marmas, os quais precisam ser estimulados ou aliviados, utilizando métodos apropriados para ajustar os fluxos de energia.

0 comentários:

Postar um comentário