terça-feira, 31 de agosto de 2010

Abhyanga (Massagem Ayurvédica)

Abhyanga é uma massagem corporal e facial realizada com óleos de ervas específicos para cada dosha; trata-se de uma prática utilizada desde a antiguidade. Esta massagem nutre os tecidos, equilibra os doshas, é rejuvenescedora, remove as toxinas das células, aumenta a força e a virilidade e diminui o stress e a tensão. Na Índia tal prática é recomendada diariamente, sendo comparada em importância ao comer e ao dormir.
Segundo o Ayurveda, as dores são causadas pelo acúmulo de energia estagnada que acaba por obstruir o fluxo energético do corpo. Quando a massagem é realizada, o calor gerado faz a energia fluir, aliviando a tensão e diminuindo a dor. A pessoa respira melhor, mais profundamente; além de sentir-se relaxada, dorme melhor, regulariza o apetite e em geral torna-se uma pessoa mais satisfeita com a vida.
O tipo de óleo a ser utilizado vai variar de acordo com a constituição do indivíduo.  Os óleos minerais não são aconselhados para massagem; os melhores são os vegetais, prensados a frio porque nutrem a pele e previnem o envelhecimento.
De um modo geral, para pacientes tipo Pitta os óleos indicados são de côco ou girassol; para os tipo Vata o melhor é o de gergelim e para os Kapha os óleos de mostarda, amêndoa ou milho são os mais adequados.


Geralmente, abhyanga é aplicado com substâncias mornas, mas ocasionalmente pode-se utilizar óleos frios, principalmente para condições de excesso de Pitta (calor aumentado).


O Abhyanga pode ser feito em conjunto com  a terapia marma

O Abhyanga tem efeitos muito mais profundos e duradouros do que a massagem usual que usa óleos minerais ou loções. Esta técnica alcança efeitos curativos profundos, harmonizando naturalmente Corpo-Mente-Espírito. 


Veja alguns dos principais benefícios:

                      Aumenta a força dos tecidos
                      Melhora a circulação de sangue  
                      Longevidade  
                      Diminui a celulite 
                      Embeleza a pele 
                      Retarda o envelhecimento
                      Induz o sono restaurador 
                      Promove a vitalidade 
                      Equilibra os doshas
                      Reduz a tensão 
                      Remove as toxinas do organismo

0 comentários:

Postar um comentário