sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Permita-se ser um mistério

"Quanto mais você se apressa, mais fica atrasado"
Você não consegue fazer nada melhor do que aquilo que a existência já está fazendo. Simplesmente entregue-se nas mãos da existência. As pessoas sempre entendem mal o estado de relaxamento como se fosse preguiça. Não é preguiça. Parece preguiça para os olhos de um workaholic que trabalha compulsivamente e não consegue sentar-se; ele sempre tem que fazer alguma coisa porque tem medo de parar e, naquele momento, terá que conhecer a si mesmo. E este é seu medo: quem sabe o que ele é? É melhor evitar o encontro.
 
Relaxamento é estar à vontade. O que quer que esteja acontecendo a você, está perfeitamente bom.
Você diz, ‘Desde que eu comecei a meditar, há quatro anos, minha vida mudou muito. As mudanças estão acontecendo e não é que eu esteja tendo um insight e então comece a fazer coisas. Está sendo um tempo de espera.Há uma sensação de que alguma coisa está querendo se expressar e que eu tenho simplesmente que permitir isso.’ É assim que deve ser.A sua mente está preocupada com o que está acontecendo, porque isso vai levá-la a perder o controle de todas as suas funções. Daí, a mente começa a criar questionamentos: ‘Será que eu estou esperando por alguma coisa que está crescendo com muita força, ou eu estou simplesmente ficando preguiçoso?
          Meditação é simplesmente uma espera pelo desconhecido, pelo imprevisível, pelo incompreensível. E quanto mais pura for a espera, mais graça surgirá com a meditação. Sem pressa, sem desejos, sem expectativas, simplesmente espere e milhões de coisas acontecerão. Na verdade, as coisas que vão acontecer a um meditador são tão imensas que você não consegue concebê-las, nem em sonhos; elas estão além da capacidade da mente conceber.
          Simplesmente espere e deixe as coisas acontecerem a você, não de acordo com você, mas de acordo com a própria existência. A existência não tem que estar de acordo com você; você é que tem que estar em sintonia com a existência, de acordo com ela. Esta é a única diferença entre o não-meditador e o meditador. O não-meditador sempre quer que a existência esteja de acordo com suas idéias, e naturalmente acaba caindo em estados miseráveis, porque a existência é muito grande e não consegue seguir as suas idéias, as suas preces, as suas expectativas, as suas exigências.
              É verdadeiro o provérbio que diz: o homem propõe e Deus dispõe. Mas não existe Deus algum para dispor. Na verdade, na própria proposição, você já dispôs dela. Você criou um fracasso para si mesmo porque você queria o sucesso. 
          Assim, nada existe para se ter expectativa, para se desejar. A existência é tão abundante que se você simplesmente esperar, ela começará a derramar flores sobre você. Uma vida de espera, sem qualquer expectativa, é a única vida religiosa que eu conheço. (...) 
          A minha experiência é que cada novo dia nos presenteia tanto que, quando penso retrospectivamente, não consigo conceber que eu pudesse ter tido tal expectativa. E ela sempre presenteia em abundância. A existência é muito compassiva e compartilha muito, mas apenas com aqueles que não exigem. A ausência de desejo é a base de todo grande acontecimento. 
          Sagaram, simplesmente espere em confiança e tudo que a existência tem lhe será revelado. (...) 
          É melhor não pedir coisa alguma, senão sempre haverá frustração. 
          Não peça e você será atendido. 
          Simplesmente confie silenciosamente e espere. Milagres estão sempre acontecendo para os meditadores. E o maior dos milagres é a revelação do mistério de si mesmo. 
          Você está indo muito bem, no caminho certo. E cuidado com sua mente, pois ela tentará perturbá-lo, distraí-lo e criar dúvidas. 
          Basta colocá-la de lado. Este grande caso nada tem a ver com a mente.

Osho

3 comentários:

Escritor LUIZ LOES disse...

oi muito legal seu blog, bjs

Escritor LUIZ LOES disse...

,Troco Tudo!!!

Troco minhas ações por dois calções!

Troco minha aflição! por uma afeição!

Troco todo o meu dinheiro por um bom companheiro!

Troco minha tola hipocrisia por uma bela poesia!

Troco minha dor por algo chamado amor!

Troco Tudo!!!

Troco eu, que sou um grande absurdo, por um criado mudo!

Troco a minha dor de gente, por uma dor de dente!

Troco minha vida pela sua!

Troco meu Picasso por uma revista de mulher nua!

Troco minha angústia por sua dor!

Troco meu apartamento por um lugar no firmamento!

Troco até meu casamento!

Troco o meu planeta pelo seu!

Troco meu pomposo nome por um simples Zé be deu!

Troco outubro por abril!

Troco o Havaí pelo Brasil!

Troco a minha fossa por um lugar na roça!

Troco 2 aflições por uma!

Troco toda a minha revolta por um disco do Travolta!

Troco minha ganância por um terno olhar de criança!

Troco minha riqueza por toda a sua pobreza!

Troco até a minha Beatriz!

Troco tudo o que tenho por um único pedaço de giz!

Tudo o que eu quero é ser feliz!!!

021-97291063 - Meu nome é Luiz!
LUIZ LÓES

hercules disse...

Muito bom o post, bom dia!

Postar um comentário